Demurrage, você sabe o que é e como evitar?
Demurrage é uma palavra de origem francesa que significa estadia. No comércio exterior está ligada ao transporte marítimo como sinônimo de sobrestadia.
Em um processo de importação, precisamos ter muito controle sobre os prazos para que estes não gerem mais custos. No caso da demurrage, a taxa é cobrada quando o importador utiliza o container por um período maior que o contratado junto ao armador. Em geral, o prazo máximo de uso de um container na importação é de 30 dias. Porém, ele pode variar conforme a quantidade, tipo de carga, porto, negociação e assim por diante. De qualquer forma, a cobrança dessa taxa tem efeito legal desde que esteja prevista em contrato.
O cálculo da demurrage é feito por dia, começando na data em que a carga chega ao porto até a data da devolução do contêiner no terminal acordado. Seu valor é determinado em dólar, podendo variar bastante, e pode ser passível de negociação direto com o armador caso ultrapasse o tempo permitido.
Como evitar?
O mais importante é sempre estar atento aos prazos para que não haja a incidência desta taxa. Deve-se prestar atenção ao prazo de desembaraço aduaneiro, conferência da documentação ou mercadoria e para a nacionalização da carga. Caso tenha algum problema durante o seu processo que o impeça de cumprir seus prazos, sugere-se:
· Remoção para porto seco, onde as taxas são mais acessíveis e flexíveis.
· Desova da mercadoria, através de empresas especializadas neste tipo de serviço, os custos ficam bem menores que o da taxa da demurrage, e o container consegue ser devolvido dentro o prazo.
Equipe Analítica