Apesar do tarifaço, exportações brasileiras de carne bovina batem recorde no mês de setembro

Analítica Negócios Internacionais - Apesar do tarifaço, exportações brasileiras de carne bovina batem recorde no mês de setembro​No mês de setembro, as exportações de carne bovina do Brasil bateram recorde, superando a melhor resultado anterior, 276,9 mil toneladas registradas em julho deste ano. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram 314,7 mil toneladas exportadas, o que equivale a um aumento de 25,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A marca foi batida mesmo em meio às tarifas impostas pelos Estados Unidos, que eram o segundo maior mercado brasileiro para o produto.

Para a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o motivo para o crescimento das exportações é a diversificação de destinos para os embarques e pela ampliação de vendas para a China, atualmente a maior compradora da carne nacional.

Especialistas afirmam demanda pelo produto permanece firme, e que tem ocorrido um rearranjo no comércio global influenciado pelas questões tarifárias dos Estados Unidos e por dificuldades enfrentadas por outros grandes produtores, dentre elas a baixa oferta de abate.